Noticias

Aplicação da inteligência artificial na prática jurídica é tema de curso ofertado aos servidores do Parlamento

A capacitação é voltada aos servidores lotados na Procuradoria da Casa e assessores parlamentares que atuam na área jurídica.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por intermédio da Escola do Legislativo, ofereceu nesta quinta-feira, 15, as primeiras aulas do curso “Uso intermediário de inteligência artificial na prática jurídica”. A capacitação é voltada aos servidores lotados na Procuradoria da Casa e assessores parlamentares que atuam na área jurídica. A atividade continua amanhã com a realização do módulo de encerramento.Ministrado pelo advogado Dionattan Coutrin Figueiredo, o curso foi dividido em seis módulos, três deles ministrados neste primeiro dia. Ao iniciar a aula, o professor chamou a atenção para a necessidade de cautela no uso da inteligência artificial (IA), sobretudo no setor público, e fez uma breve introdução sobre o tema.

“Vocês compreenderão e visualizarão a profundidade da IA e perceberão que ela fará aquilo que vocês pedirem. Em resumo, o conceito de inteligência artificial é um campo da computação que desenvolve sistemas capazes de simular a inteligência humana, resolver problemas e tomar decisões”, afirmou Dionattan.

Apesar da relevância adquirida nos últimos anos, o professor destacou que a IA ainda não possui capacidade de substituir o trabalho humano e citou exemplos de softwares que trabalham com IA, como o ChatGPT, DeepSeek e Grok.

O primeiro módulo abordou temas como ética e limites no setor público, enquanto o segundo debateu o uso de IA para textos jurídicos. O terceiro módulo, por sua vez, tratou da elaboração automatizada e da revisão assistida de parecer.

No encontro desta sexta-feira, 16, os servidores completarão o ciclo da formação com os módulos III, IV e V, que abordarão, respectivamente, produção de relatórios, práticas jurídicas na gestão de fluxos e parecer, e análises de minutas finais.

IA no Legislativo

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes uma compreensão ampla das possibilidades do uso da IA no contexto jurídico, especificamente em processos legislativos. A atividade visa a proporcionar aos servidores os conhecimentos necessários para auxiliar e otimizar os trabalhos.

Nesse sentido, a servidora da Escola do Legislativo, Suely Vieira, fez uma breve saudação inicial aos participantes na parte da tarde e ressaltou que o curso foi uma solicitação do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB). Ela pontuou a importância do tema e da capacitação dos servidores para a melhoria dos trabalhos realizados no âmbito do Poder Legislativo, destacando a preocupação da presidência com os serviços prestados à população goiana.

“O mundo está passando por um avanço tecnológico muito grande e a inteligência artificial impactará a advocacia e toda a prática jurídica. A IA trará o impacto da automatização, sobretudo em tarefas rotineiras do advogado que acabam ocupando tempo, então facilitará as atividades. O principal aspecto desse curso é colocar o uso da IA no dia a dia”, observou Suely.

Agência Assembleia de Notícias
Crédito: Denise Xavier

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo